Páginas

Olá a todos..... Primeiramente obrigado pela visita ao blog, que possa contribuir de alguma maneira para o conhecimento de todos. Objetivo é falar um pouco de algumas patologias neurológicas e tratamentos fisioterapêuticos. Alguns texto foram retirado dá própria web. Toda críticas e elogios serão bem vindo! Obrigado, e boa leitura... "Conhecimento guardado é conhecimento morto"

Índice de Barthel

As atividades funcionais são aquelas identificadas por um indivíduo como essenciais à manutenção do bem-estar físico e psicológico, bem como para criação de um senso pessoal de uma vida significativa. Elas exigem a integração dos recursos cognitivos e efetivos com as habilidades motoras. Portanto, a atividade funcional é um conceito referencial no paciente, e dependente do que o indivíduo identifica como importante.

Já a incapacidade funcional, é a impossibilidade de um indivíduo funcionar normalmente, como resultado do comprometimento. Embora os comprometimentos nas habilidades comportamentais ou motoras, ou alterações nas funções sociais possam tipicamente existir em certas categorias patológicas, ainda não se conhece a exata relação empírica entre um determinado grupo de comprometimentos e uma incapacidade funcional específica.

A análise das funções centra-se na mensuração e classificação das capacidades funcionais e atividades funcionais, e na identificação das limitações funcionais. Na essência, é uma medida da mudança em termos de como uma pessoa efetua certas tarefas ou desempenha certos papéis nas diversas dimensões da existência, previamente descritas.

Os fisioterapeutas possuem um corpo de conhecimento único, relacionado à identificação, tratamento e prevenção da disfunção dos movimentos. Assim, eles estão ativamente envolvidos na avaliação do funcionamento físico através de testes baseados no desempenho, entre eles, o Índice de Barthel.

O Índice de Barthel especificamente mede o grau de assistência exigido por um indivíduo em 10 itens de AVD, envolvendo mobilidade e cuidados pessoais. São eles: alimentação, banho, higiene pessoal, vestimenta, controle esfincteriano intestinal, controle miccional, transferências na cama e banheiro, deambulação e subir escadas. A pontuação global varia de 0 a 100 (soma dos itens classificados em 5, 10 e 15 pontos, conforme independência ou necessidade de ajuda para executar a atividade). O paciente com escore <60>80 pontos, o paciente é independente. Isto é, de modo que zero equivale à completa dependência em todas a 10 AVDs, e 100, equivale à completa independência em todas as atividades. O Índice de Barthel tem sido amplamente utilizado na monitoração das alterações funcionais em indivíduos que estejam recebendo uma reabilitação, enquanto internos. Embora não tenha sido completamente avaliadas, suas propriedades psicométricas, o Índice de Barthel tem atingido elevadas correlações com outras medidas da incapacidade física. A vantagem do indicador de Barthel é a sua simplicidade e utilidade na avaliação de pacientes antes, durante e após o tratamento. É funcionalmente orientado e pode ser mais bem usado acompanhado por uma avaliação clínica.



Questionário - Índice de Barthel




1) Como você realiza as suas refeições ?
( ) 10 – Independente. Capaz de comer por si só em tempo razoável. A comida pode ser cozida ou servida por outra pessoa.
( ) 5 – Necessita de ajuda para se cortar a carne, passar a manteiga, porém é capaz de comer sozinho.
( ) 0 – Dependente. Necessita ser alimentado por outra pessoa.

2) Como você toma seu banho ?
( ) 5 – Independente. Capaz de se lavar inteiro , de entrar e sair do banho sem ajuda e de fazê-lo sem que outra pessoa supervisione.
( ) 0 – Dependente. Necessita de algum tipo de ajuda ou supervisão.

3) Como você se veste ? (Parte superior e inferior do corpo)
( ) 10 – Independente. Capaz de vestir- se e despir-se sem ajuda.
( ) 5 – Necessita ajuda. Realiza todas as atividades pessoais sem ajuda mais da metade das tarefas em tempo razoável.
( ) 0 – Dependente. Necessita de alguma ajuda.

4) Como você realiza seus asseios ?
( ) 5 – Independente. Realiza todas as atividades pessoais sem nenhuma ajuda; os componentes necessários podem ser providos por alguma pessoa.
( ) 0 – Dependente. Necessita alguma ajuda.

5) Como é sua evacuação ?
( ) 10- Continente. Não apresenta episódios de incontinência.
( ) 5 – Acidente ocasional. Menos de uma vez por semana necessita de ajuda para colocar enemas ou supositórios.
( ) 0 – Incontinente. Mais de um episódio semanal.

6) Como é sua micção . Como você a realiza ?
( ) 10 – Continente. Não apresenta episódios. Capaz de utilizar qualquer dispositivo por si só (sonda , urinol ,garrafa).
( ) 5 – Acidente ocasional. Apresenta no máximo um episódio em 24 horas e requer ajuda para a manipulação de sondas ou de outros dispositivos.
( ) 0 – Incontinente. Mais de um episódio em 24 horas.

7) Como você vai ao banheiro ?
( ) 10 – Independente. Entra e sai sozinho e não necessita de ajuda por parte de outra pessoa.
( ) 5 – Necessita ajuda.Capaz de mover-se com uma pequena ajuda; é capaz de usar o banheiro. Pode limpar-se sozinho.
( ) 0 – Dependente. Incapaz de ter acesso a ele ou de utilizá-lo sem ajuda maior.

8) Como você realiza as suas transferências (cama , poltrona , cadeira de rodas) ?
( ) 15 – Independente. Não requer ajuda para sentar-se ou levantar-se de uma cadeira nem para entrar ou sair da cama.
( ) 10 – Mínima ajuda. Incluindo uma supervisão ou uma pequena ajuda física.
( ) 5 – Grande ajuda. Precisa de uma pessoa forte e treinada.
( ) 0 – Dependente necessita um apoio ou ser levantado por duas pessoas. É incapaz de permanecer sentada.

9) Como você realiza a deambulação (locomoção , caminhar) ?
( ) 15 – Independente. Pode andar 50 metros ou seu equivalente em casa sem ajuda ou supervisão. Pode utilizar qualquer ajuda mecânica exceto andador. Se utilizar uma prótese, pode colocar a prótese nela e tirar sozinha.
( ) 10 – Necessita ajuda. Necessita supervisão ou uma pequena ajuda por parte de outra pessoa ou utiliza andador.

10) Como você realiza a subida e descida de escadas ?
( ) 10 – Independente. Capaz de subir e descer um piso sem ajuda ou super visão de outra pessoa.
( ) 5 – Necessita ajuda. Necessita ajuda e supervisão.
( ) 0 – Dependente. É incapaz de subir e descer degraus.

.
VALORES :
Severa : < 45 pontos
Grave : 45 – 49 pontos
Moderada : 60 – 80 pontos
Leve : 80 – 100 pontos PONTUAÇÃO TOTAL :________

5 comentários:

  1. muito proveitoso seu blog. parabéns.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se há tratamento para meu filho que tem um movimento nos dedos do pé isso já vem acontecendo por quase 5 anos ele tem 19 anos agora e isso incomoda muito ele meu nome é Lucimara vou deixar meu email para vc caso possa me orientar e-mail lucimaracalixto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia no caso do alimentar-se se o doente deglute mas não consegue levar a comida à boca é tão dependente como um doente que está com sonda para alimentação?

    ResponderExcluir